Dicas do Gauchinho

Campanha pelo Desperdício ZERO

Cascas que se transformam em delícias

Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada, em razão de falhas no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. 
Consciente de sua responsabilidade social a Comercial Zaffari lança: Uma Campanha pelo Desperdício ZERO. Então toda vez que você ver o selo: "Cascas que se transformam em delícias", saberá que há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício de alimentos, basta conhecer o valor deles.

Receitas:

BATATAS ASSADAS
Misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Tempere a gosto.

SOPA

Ferva cascas de batata, de cebola, de cenoura, além de alho-poró e de outros vegetais a gosto para fazer uma bela sopa. Salsinha e cebolinha também vão bem nesse caldo.

Bolinhos de talos, folhas ou cascas

Ingredientes

1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas

2 ovos

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 cebola picada

2 colheres (sopa) de água

Sal a gosto

Óleo para fritar

Modo de preparo

Bata bem os ovos e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete e cascas de chuchu.

Recomendação: no caso de talos de couve, couve-flor e brócolis faça uma pré fervura antes do preparo.

Pão de casca de banana

Ingredientes

• 6 bananas com casca

• 1 xícara de água

• 1 xícara de leite

• 30g de fermento fresco

• 1/2 xícara de óleo

• 1 ovo

• 1/2 pitada de sal

• 1/2 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo

Bater as cascas de bananas e a água no liquidificador. Juntar o óleo, os ovos e o fermento e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha, o sal e o açúcar e misturar. Por último, colocar na massa as bananas em rodelas. Colocar a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo. Deixar crescer até dobrar de volume e levar para assar em forno pré-aquecido.

Bom apetite!

Para visualizar ou adicionar
produtos você deve estar logado

Identifique-se

Cadastre-se