Receitas

Três receitinhas veganas para mimar o seu amor

Leves e Saudáveis

Ingredientes

Risoto Caprese

Ingredientes

1,5 litros água
1 xícara arroz arbóreo
1 xícara leite de castanha de caju
300 gramas tomate cereja
1 maço manjericão fresco
1 unidade cebola
2 dente alho
3 colher sopa azeite de oliva
1 colher chá açúcar mascavo
sal e pimenta

Modo de preparo

Em uma panela colocar a água, metade da cebola, 1 dente de alho e metade do manjericão ajustando de sal e pimenta.

Enquanto isso, adicionar em uma assadeira o tomate cereja com 2 colheres de sopa de azeite de oliva, sal, pimenta e o açúcar para tirar acidez. Levar a forno pré-aquecido a 180 graus C por 30 minutos mexendo a cada 10 minutos.

Em uma panela, refogar a outra metade da cebola e o alho com 1 colher de sopa de azeite até que fique bem dourado. Em seguida, adicionar o arroz arbóreo e ir acrescentando uma concha aos poucos do caldo de legumes coado mexendo sempre. Assim que secar, ir adicionando mais caldo até que esteja quase cozido. Adicionar por último o leite de castanha de caju.

Finalizar com os tomates, manjericão fresco, sal, pimenta do reino e um fio de azeite de oliva.


Nhoque de Mandioca

Ingredientes

Mandioca sem casca – 500 g
Polvilho doce – 1/2 xícara (60 g) + um pouco para untar
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (45 ml) + um pouco para untar
Sal – 1 1/2 colheres de chá (7 g)

Modo de preparo


1- Coloque os pedaços de mandioca em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até ficarem macios.
2- Escorra a água do cozimento e retire os fiapos da mandioca. Amasse os pedaços, enquanto ainda estão quentes, com um garfo ou com um espremedor de batata até formar um purê liso.
3- Deixe esfriar por completo para o excesso de água evaporar.
4- Adicione o polvilho doce, o azeite de oliva e 1/2 colher de chá de sal. Misture bem até obter uma bola de massa homogênea que não grude nas mãos. Se a massa estiver muito úmida e grudenta leve ao fogo médio numa panela e mexa sem parar até ficar mais seca e desgrudar do fundo.
5- Transfira a massa para uma superfície de trabalho limpa e lisa. Faça pequenos rolos de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Corte em pedaços de 2 cm e transfira para uma fôrma com um pouco de polvilho para não grudar.
6- Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Assim que a água ferver adicione 1 colher de chá de sal.
7- Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até que subam à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água, e transfira para uma travessa. Adicione um fio de azeite sobre os nhoques enquanto estão quentes e chacoalhe o recipiente até todos estarem envolvidos para um não grudar nos outros. Repita o processo até cozinhar todos.
8- Sirva o nhoque ainda quente com o molho que preferir.


Cheesecake vegana de Framboesa

Ingredientes

1 xícara de castanha de caju crua
250g de framboesas frescas | Substituto: morango
50g de framboesas congeladas | Substituto: morango
3 punhados de amêndoa (crua ou torrada) | Substituto: amendoim
6 colheres de sopa de agave
75ml de leite vegetal (qualquer tipo)
10 tâmaras
1/2 limão (suco)

 

Modo de Preparo

 

Deixe as castanhas de caju de molho em água por no mínimo 3 horas. Esse processo retira os anti nutrientes da castanha, tornando-a mais fácil de ser digerida. Além disso ela fica mais macia deixando o creme do cheesecake mais liso

Escorra a água e em um liquidificador adicione as castanhas de caju, o suco de limão, o leite vegetal, agave, e as framboesas frescas

Bata até formar um creme liso. Se estiver muito grosso para o seu gosto vá adicionando leite vegetal aos poucos até que fique mais leve (não adicione muito)

Para fazer a base do cheesecake, basta bater em um liquidificador, ninja cup ou processador as amêndoas e as tâmaras. Se as amêndoas não estiverem grudando nas tâmaras para formar a base, basta adicione 1 colher de sopa de leite vegetal. Dessa forma a mistura ficará mais úmida e perfeita para formar a base

Quando estiver tudo bem triturado, forre o fundo das forminhas amassando com uma colher de chá ou com os dedos

Quando todas as forminhas estiverem com as bases prontas, adicione o creme (previamente batido)

Leve ao freezer por 3 horas para endurecer. Se deixar muito tempo no freezer ele vai congelar e endurecer demais. Se isso acontecer bastante retirar do freezer e deixar em torno de 40 minutos na geladeira para ele voltar à consistência perfeita

Prontinho! Agora é só servir e decorar como você preferir! Eu adoro frutas congeladas, com coco ralado. Mas vai muito bem com calda de frutas vermelhas, calda vegana de caramelo… O céu é o limite! Decore com os ingredientes que você mais gosta!

Modo de preparo

-

Para visualizar ou adicionar
produtos você deve estar logado

Identifique-se

Cadastre-se